Você sabia que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros? E ainda o predominante nos homens?
Antes, muitos homens podiam morrer por causa do câncer de próstata. Hoje, porém, o tratamento imediato pode ser mais efetivo a partir da evolução dos diagnósticos, da descoberta precoce e do entendimento sobre a doença. Por isso é importante a gente ampliar o alerta e discutir o assunto nos mais diversos canais. Como médica, é meu dever compartilhar informações relevantes aos meus pacientes (e seguidores também).
A causa do câncer de próstata é desconhecida, mas alguns fatores devem ser considerados quando falamos da doença: antecedente familiar (pai ou tio que tivera – quanto maior or grau de parentesco, maior os cuidados e alerta para a doença) e a etnia, pois os negros têm maior incidência.
O diagnóstico precoce é a melhor arma para a prevenção e combate da doença, já que ela é muito silenciosa. Se um parente de primeiro grau apresentou a doença, é recomendado que a rotina ao urologista comece a partir dos 45 anos. Se não tiver esse fator de risco, aí aumenta para a partir dos 50. O exame de sangue, que analisam a dosagem de proteína do sangue (PSA), e o de toque retal são complementares para saber se há algum sintoma da doença.
O médico é o seu melhor aliado para recomendar os exames e te orientar quanto aos riscos e benefícios da doença e seus tratamentos. Não brinque com a sua saúde.
Se você quer mais informações sobre a doença, clique aqui e acesse o site do INCA.